Pages

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aparelhos Fixos auto ligados

Se você ainda não ouviu falar nesse termo, certamente ouvirá. As grandes companhias de material ortodôntico já lançaram suas versões de self-ligating braces, ou braquetes autoligados. Mas o que seria, exatamente, este tipo de aparelho ortodôntico?



Bom, aparelho ortodôntico autoligado é a denominação mais comum de aparelhos compostos por brackets que não necessitam de ligaduras elásticas ou metálicas para que o fio, ou arco ortodôntico, fique preso no interior dos slots. As peças possuem um dispositivo próprio, geralmente semi-automático, para prender o arco em seu interior. Complicou um pouco, não é mesmo? Então, acesse um dos links abaixo e veja como esse tipo de bracket funciona.




O bracket auto-ligado foi desenvolvido para oferecer baixo atrito e alta performance. Por se tratar de um bracket auto-ligado passivo, o baixo atrito pode ser um benefício tanto em fios redondos quanto em fios retangulares.
Entretanto, seu design proporciona uma fácil ligação com ligaduras elásticas, gerando assim atrito quando desejado.
Seu mecanismo de ligação de níquel titânio não se separa do corpo do bracket é fácil de abrir e fechar. Sua base anatômica com dupla curvatura proporciona uma ótima adaptação no dente.



Poucos artigos científicos, até hoje publicados, que discutem sobre os brackets auto-ligados, têm se preocupado com um aspecto fundamental desses brackets: seu design. Falam sobre a sua evolução, sistemas ativos e passivos, manifestação de torque, baixa fricção, suas vantagens, suas desvantagens, magnitude de forças, tecnologia e propriedade dos fios, diminuição do tempo de tratamento, simplicidade e alguns outros aspectos relacionados aos sistemas auto-ligados na prática ortodôntica. Entretanto, poucos são os autores que pararam para refletir sobre um um modelo ideal de bracket auto-ligado. Rinchuse e Myles, em 2007, escreveram um ótimo artigo intitulado "Brackets auto-ligados: presente e futuro", publicado no AJOrthod. Após uma revisão crítica e imparcial da literatura relacionada aos brackets auto-ligados e sua aplicação na clínica ortodôntica, deixaram sua opinião sobre quais seriam as características ideais desejáveis em um bracket auto-ligado:

1. Deslize passivo;
2. Design geminado, "twin bracket"
3. Capacidade de tornar-se ativo quando o ortodontista assim desejar.

Para mais informações e esclarecimentos acesse nosso site:
 
www.ortozen.com.br

Acesso nº:  contador de visitantes

0 comentários:

Postar um comentário